precauções com a covid-19 antes de voltar para casa

A pandemia causada pelo novo Coronavírus fez com que milhões de pessoas ficassem em quarentena dentro de suas casas. Porém, mesmo com a medida, existem situações em que o vírus pode chegar até as residências. Para evitar que isso aconteça, nós reunimos algumas dicas para manter a sua casa livre de contaminação mesmo que você precise sair.

Antes de mais nada, recomendamos que você siga as instruções dos órgãos sanitários competentes, como o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde). Eles alertam para a rápida disseminação da doença (Covid-19) causada pelo novo Coronavírus, e instruem a população a permanecer em quarentena. 

A medida visa diminuir os efeitos de um eventual colapso no sistema de saúde (hospitais, farmácias etc.) que pode ser causado pela contaminação em larga escala. Porém, ainda assim, sabemos que existem situações que obrigam os cidadãos a saírem da segurança de suas casas. Supermercados, restaurantes, serviços de entrega, postos de gasolina, farmácias e hospitais seguem funcionando para manter o abastecimento da população. 

Por isso, alguns cuidados são importantes para evitar a contaminação e a transmissão do vírus, sobretudo ao retornar para casa, seja para quem trabalha ou para quem precisou fazer compras.  

Abaixo listamos algumas medidas, veja. 

Entre sem sapatos 

O contato com superfícies contaminadas é suficiente para que a transmissão do vírus aconteça, por isso, ao retornar para casa, tire os sapatos e deixe-os em um local isolado. Se possível, separe um par para usar apenas quando for sair e ao voltar, descalce-os e entre em casa de meia ou descalço. Caso não precise utilizar o calçado novamente, basta limpá-lo. 

Tire as roupas e tome um banho 

Outra recomendação é colocar as roupas direto no cesto de peças sujas assim que voltar para casa. Neste momento, o ideal é não repetir peças de roupa se você precisou sair Além disso, para garantir a higienização do ambiente e evitar que o vírus infecte outras pessoas que eventualmente morem com você, tome um banho assim que retornar. Também é importante saber que, antes do banho, você não deve tocar o rosto, paredes ou móveis da casa. 

Limpe sua bolsa 

Caso você carregue uma bolsa ou mochila ao sair de casa, é importante higienizá-los com frequência, isso porque é normal que eles fiquem em contato com superfícies ou encostem em outras pessoas. Para fazer a limpeza desses acessórios você pode utilizar álcool 70%, água com detergente ou algum produto específico. Também é importante ter um lugar para deixá-los pendurados como um cabide. Assim, não há risco de o acessório contaminar superfícies como sofás, mesas e cadeiras. 

Limpe o celular 

Os celulares estão sempre conosco, por isso é fundamental lembrar de limpá-los com frequência, sobretudo se você saiu de casa. Ele é um dos apetrechos que mais carregam bactérias, pois ficam em contato com mesas e superfícies expostas à contaminação, podendo infectar os usuários. Para fazer a limpeza, você pode utilizar o álcool isopropílico, indicado para aparelhos eletrônicos pois tem uma rápida evaporação e evita a oxidação de componentes do aparelho. 

Limpe as embalagens 

Os produtos costumam ficar expostos por vários dias nas prateleiras de supermercados, farmácias e postos de gasolina, então é fundamental que você faça a higienização das embalagens para garantir que não haja contaminação. Em contato com as mãos de funcionários e clientes, os produtos que você leva para casa podem conter mais do que você imagina. Portanto, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Depois, é só secar e guardar. Tenha um cuidado especial com frutas, verduras e legumes. Para limpá-los, coloque os alimentos sob a água corrente e, depois, na solução de hipoclorito de sódio, ou conforme instruções da embalagem. Em seguida, enxágue novamente para tirar o excesso do produto. 

 Higienize tudo em que tocar 

Assim que entrar em casa, limpe a maçaneta e faça o mesmo com qualquer objeto em que você tenha encostado antes de lavar as mãos com água e sabão. Também limpe a casa ao menos uma vez ao dia, de forma simples: basta varrer e passar um pano úmido com produtos de higiene comuns, como desinfetante ou água sanitária. Mas atenção: para que você não tenha que repetir o processo várias vezes ao dia, respeite as demais dicas citadas. 

Cuidados no dia a dia 

Além das dicas para manter a sua casa livre do Coronavírus, siga os procedimentos básicos de convivência e diminua ainda mais os riscos de contaminação: 

  • Tenha um frasco de álcool em gel junto de você; 
  • Evite elevadores cheios. 
  • Utilize as escadas ou aguarde o próximo; 
  • Higienize as mãos ao tocar em qualquer superfície, incluindo volante e maçanetas de automóveis, sensores de biometria, corrimãos etc.; 
  • Utilize o playground apenas quando vazio e, de preferência, com brinquedos próprios. 
  • Higienize as mãos antes e depois da brincadeira; 
  • Se possível, dispense ou reduza a frequência de empregados domésticos e/ou outros prestadores de serviços externos. 
  • Caso seja possível, utilize Táxi ou Uber para evitar o transporte público. 
  • Suspenda obras em sua casa; 
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo; 
  • Suspenda temporariamente jantares e confraternizações; 
  • Mantenha distância de 1,5m e evite utilizar as áreas comuns do condomínio (caso ainda estejam disponíveis).