PORTARIA INTELIGENTE

Através da implementação da portaria inteligente em condomínios residenciais ou comerciais, é possível:

  • Reduzir até 50% das despesas mensais do condomínio
  • Aumentar a segurança e o conforto dos condôminos
  • Facilitar a gestão do condomínio
  • Valorizar o seu imóvel



TIPOS DE PORTARIA INTELIGENTE

portaria remota

O controle de acesso da portaria é feito remotamente em uma central de atendimento com apoio tecnológico, evitando erros humanos. Só entra no condomínio quem for autorizado, seja ele via telefone ou via aplicativo com envio de um QR code.

portaria assistida

Neste modelo, o visitante chama primeiro direto no apartamento/sala. Caso após tocar 6x a chamada não for atendida, ela é transferida para nossa central, que dará sequência entrando em contato com o condômino pelo celular ou telefone fixo, para mediante autorização, as portas serem abertas pela central. O condômino entra e sai do condomínio utilizando seus próprios dispositivos ( Tag e QR Code)

portaria híbrida

Neste modelo é feito a união entre a portaria convencional  (física) com a remota.

Os condomínios que não querem abrir mão da portaria convencional, mas precisam reduzir custos ou querem apenas conhecer a Portaria Remota, podem optar pela Portaria Híbrida. Com ela, além do atendimento remoto, um profissional é mantido no condomínio nos períodos de maior movimento. 

kiper access

Possibilita o controle de entradas e saídas  do seu condomínio, de forma rápida e fácil. 

É a solução para os que buscam  além da economia, recursos avançados de gestão, usabilidade e segurança. 

Totalmente gerenciado via Cloud com o Kiper Monitoring.

como funciona

O controle de acesso da portaria é feito remotamente em uma central de atendimento com apoio tecnológico, evitando erros humanos. Só entra no condomínio quem for autorizado, seja ele via telefone ou via aplicativo com envio de um QR code (veja).

Work process

objetivos 

Reduzir em até 50% o valor da folha de pagamento do condomínio.

Através da terceirização do serviço de portaria, no período integral ou parcial, por uma empresa especializada em portaria remota, substitui-se a presença física de um porteiro no condomínio por um atendimento à distância, por profissionais altamente capacitados e treinados de acordo com o regimento interno e com as normas internacionais de segurança. 

Em média, consegue-se uma economia de 50% na terceirização do que manter uma equipe própria

Aumentar o controle de acesso e a segurança da portaria

Monitoramento e atendimento ininterrupto de todas as entradas e saídas do condomínio. Registro em relatório e em áudio e vídeo de todos os eventos ocorridos na portaria. Ninguém entra sem autorização.

Pelo fato desta tecnologia ter o monitoramento remoto e exigir eclusas (uma barreira adicional) de pedestre para controlar o acesso, a segurança do condomínio se torna reforçada, uma vez que não expõe porteiros e condôminos a situações de risco.

Adaptar à legislação e reduzir riscos trabalhistas.

O plenário do STF ao suspender a eficácia do artigo 29 da MP 927. Na prática, o STF define Covid-19 como doença ocupacional. Quer dizer que se algum funcionário do condomínio pegar Covid-19, o condomínio terá que indenizá-lo ou fica com o ônus de provar que ele não pegou Covid-19 no trabalho. Risco incalculável com graves prejuízos aos empregadores. 

Com a portaria remota, o condomínio deixa de ter o ônus da responsabilidade dos porteiros, folha, encargos e riscos trabalhistas.

Aumentar o conforto e autonomia dos condôminos.

Todo atendimento e acesso ao condomínio é controlado remotamente com imagens e áudios gravados. Só entra no condomínio quem o condômino autorizar, seja ele via telefone ou via aplicativo com envio de um QR code.

Convites e visualização de eventos e imagens pelo aplicativo.


diferenciais

Capacitação

Recolocação

Oferecemos capacitação e proposta de recolocação no mercado de trabalho aos porteiros do condomínio.

Excelência

Profissionais

Produtos e profissionais treinados e capacitados, de acordo com os padrões internacionais de qualidade e segurança.

Save Money

opção

Oferecemos a opção de implementação sem investimento, sem alteração de valor de boleto.

83

condomínios

Temos mais de 80 condomínios em operação somente na cidade de Belo Horizonte.

NBR

legislação

Nossas soluções estão em conformidade com a NBR9077;

+8

experiencia

Mais de 8 anos de experiência

200k

clientes

Mais 200.000 clientes

Caracteríticas da Portaria Inteligente

exclusividade

• Chave de acesso do condômino com QR Code dinâmico (exclusivo)

• QR Code do condômino não necessita de internet (exclusivo)

• Visualização das câmeras em tempo real 

• Envio de convites QR Code enviados via SMS ou WhatsApp 

• Inclusão, exclusão e bloqueio de usuários.  


SEGURANÇA

• Leitor de QR Code e TAG

• TAG anti clonagens

• Dispositivos de acesso EXCLUSIVOS, modernos e seguros

COMODIDADE 

• Suporte técnico 24h sem cobrança adicional

• Profissionais prontos a atender o condomínio presencialmente

• Manutenção total dos equipamentos (Motores, CFTV da Portaria e controle de acessos) sem cobrança adicional de Mão de Obra

• Ações de pós venda e treinamentos para os moradores.

outras características

• Fechaduras magnéticas nos portões pedestre e garagem 

• Novo motor de garagem de alta velocidade; 

• Portas Intertravadas (uma só abre se a outra estiver fechada); 

• Motores homologados com substituição de peças garantida 

portaria inteligente

A tecnologia está em todos os setores trazendo diversas melhorias para a vida das pessoas. E quando o assunto é segurança predial, é possível ir além e economizar investindo em um serviço de portaria inteligente para condomínio. No Brasil existem cerca de 180 mil condomínios, de acordo com o último levantamento do Sindicato da Habitação (SECOVI). E a segurança está entre os motivos para escolher alugar ou comprar um imóvel em um prédio. Existem diversos tipos de portaria que podem ser implementadas hoje, além do serviço de portaria 24h com recursos humanos. 

Os sistemas de portaria que funcionam com recursos tecnológicos e na nuvem oferecem segurança completa mesmo sem a presença física de um responsável. A seguir, vamos ver mais sobre portaria inteligente para condomínio: o que é, como funciona e as vantagens de usar esse sistema.

O que é portaria inteligente para condomínio? 

A portaria inteligente para condomínio é um sistema de controle de acesso e segurança operado remotamente por uma Central de atendimento exclusiva por profissionais capacitados. As empresas prestadoras desse tipo de serviço de portaria, possui uma equipe que monitora 24h toda a movimentação predial através de circuitos de câmera e interfone sofisticados. Toda o sistema roda com o auxílio de uma rede de internet que conecta os equipamentos do prédio a Central de controle da empresa. Assim, a portaria inteligente para condomínio é capaz de controlar o acesso de visitantes e prestadores de serviço, moradores e entrada e saída de veículos dos prédios.

Como funciona a portaria inteligente?

 O aparato tecnológico de um sistema de portaria inteligente para condomínio pode variar conforme a empresa. Alguns equipamentos que compõem o serviço são: 

  • sistema de monitoramento com câmeras; 
  • alarmes; 
  • controle de acesso; 
  • vídeo-porteiros; 
  • controle do tempo de abertura de portões com notificações fora do padrão; 
  • registro em nuvem do circuito de câmeras; automatização de luzes das áreas comuns; 
  • acesso ao sistema via aplicativo para smartphones. 
Ao tocar o interfone do prédio o visitante é direcionado a um atendente na Central da empresa e é o funcionário que entra em contato com o morador para liberar o acesso. Cada condômino tem a sua tag de acesso, dando independência no dia a dia para entrada e saída de casa. E também há controles exclusivos de garagem que operam rapidamente, impedindo que outro carro emparelhe na traseiro de outro, por exemplo, e tente forçar a entrada. As câmeras são instaladas em outros pontos estratégicos, além da portaria para cobrir todo o perímetro do prédio. 

 Vantagens da portaria inteligente 

A longo prazo, a economia nos serviços de portaria inteligente para condomínio é uma das principais vantagens de implementar o serviço. As estimativas apontam uma economia de 60-70% nas contas mensais com a mudança. Os encargos trabalhistas são a maior fonte de gastos da folha de pagamento de um condomínio com portaria tradicional. E como são, no mínimo, quatro funcionários fixos para o trabalho os custos se elevam bastante. 

Condomínios de menor porte, com até 100 a 120 apartamentos, tendem a se beneficiar mais das portarias inteligentes. A instalação do sistema, se ele ainda não existir no condomínio, pode gerar um investimento maior no início, mas que se dilui e a longo prazo agregam muito benefícios. Outra vantagem da portaria inteligente para condomínio é o registro da entrada/saída de todos que são autorizados a entrar no prédio. 

O acesso de um visitante só pode ser liberado pelo próprio dono que é acionado sempre que alguém interfona em seu apartamento. Dessa forma, mesmo não estando em casa, o morador fica sabendo quem esteve em sua casa, seja uma visita ou prestador de serviço. Tanto o áudio e vídeo como o registro nominal ficam armazenados no sistema da empresa que mantém os dados arquivados por períodos variados – é importante checar esse detalhe na hora do contrato! Outro benefício interessante é que algumas empresas integram alguns serviços, como monitoramento de câmeras, a um aplicativo para celular onde o morador pode acompanhar a movimentação. Além disso, os aplicativos incluem opções para troca de mensagens e repasses gerais tanto da empresa quanto do síndico o que facilita a comunicação de reuniões, avisos, alterações no sistema, etc. 

 Cuidados ao contratar uma empresa de portaria inteligente 

Todo o sistema de uma portaria inteligente para condomínio depende da eficiência dos ativos humanos da empresa contratada. Por isso, é fundamental checar antes de contratar: 

 - a credibilidade da empresa; 

 - seu sistema de suporte e manutenção; 

 - a rapidez para respostas no caso de qualquer eventualidade. Por exemplo, se o portão de entrada quebra, ele deve ser consertado no mesmo dia.

Se a empresa não direciona para uma solução rápida, pode trazer prejuízos para o condomínio. Essa assessoria deve estar clara no contrato para que o síndico não seja pego de surpresa com o não suporte nesses casos. 

Outro cuidado importante é criar um sistema para o recebimento de encomendas. Ter um suporte em horário comercial pode ser necessário. 

Ter regras para horário de mudança também devem é importante e deve ser cobrada e seguida à risca. Moradores que descumprirem ou negligenciaram o sistema podem ficar sujeitos a multas, por exemplo. E para evitar a perda total do sistema em casos de falta de energia, ter um sistema de nobreaks, baterias auxiliares, é estratégico. 

Alguns tipos garantem até quatro horas sem eletricidade, o que dá tempo para fazer a resolução do problema. Para evitar problemas de conexão com a internet, devem existir sempre dois links – um de rádio e um de cabo tradicional. 


portaria assistida


1º Passo

Visitante ao chegar no condomínio, digita diretamente no interfone o nº do apt / sala que deseja visitar.

2º Passo 

O condômino, ao atender o interfone, faz a liberação das portas permitindo o aceso do visitante.

3º Passo

Caso ninguém atenda o interfone no apt em 6 toques, a chamada é transferida automaticamente para nossa Central.

4º Passo

Nossa Central fará contato com o condômino no seu telefone fixo/celular. Somente com esta autorização  o acesso será liberado por nossa Central.

Condôminos com QR Code ou Tag

Passo 1

Através do aplicativo o condômino tem acesso a chave do seu condomínio.

Passo 2

O condômino aproxima o celular, o sistema faz a leitura do QR Codee o acesso e imediatamente liberado. Nao e preciso ter acesso a internet para abrir o aplicativo e acessar o condomínio.

Visitantes com QR Code

Passo 1

Atraves do aplicativo Porter o condômino envia um convite para o visitante.

Passo 2

O visitante recebe o convite por WhatsApp contendo o QR Code e a locatlzação do condomínio.

Passo 3

O visitante, ao chegar no condomínio, aproxima o QR Code no leitor. 

Pronto! O acesso já está liberado

Passo 4

O condômino pode definir o tempo de duração do convite, definindo o dia e horário de acesso ao condomínio.


kiper access

O Kiper Access é uma das maiores inovações quando se trata de segurança, usabilidade e economia.

O foco do Kiper Access é garantir que a porta de pedestres, ou seja, a entrada, conte com toda a segurança, evitando fraudes, arrombamentos ou tudo o que possa prejudicar a integridade física ou material dos condôminos. É só escolher a porta desejada e automatizá-la.

Portaria Híbrida

O controle de acesso é fundamental para a segurança e o bom funcionamento de um condomínio. Hoje, existem no mercado alguns modelos desse serviço, como: 

1. Portaria Convencional (com porteiro presencial no condomínio) 

2. Portaria Autônoma (com controle de acesso do próprio morador) 

3. Portaria Remota (sistema de acesso e monitoramento à distância) 

4. Portaria Híbrida (sistema que faz a união entre convencional e remota) 

 A Portaria Remota é um sistema que une segurança e redução de custos e tem se popularizado cada vez mais. Contudo, ela ainda enfrenta certa resistência por parte de condôminos mais avessos ao uso da tecnologia. Os condomínios que não querem abrir mão da portaria convencional, mas precisam reduzir custos ou querem apenas conhecer a Portaria Remota, podem optar pela Portaria Híbrida. Com ela, além do atendimento remoto, um profissional é mantido no condomínio nos períodos de maior movimento. 

A estratégia busca garantir que o condomínio esteja atendido da melhor maneira possível e pela maior parte do tempo. Assim, fica a critério do condomínio decidir em quais momentos cada uma será utilizada. 

O sistema permite fazer uma escala por períodos, por exemplo. De dia, os porteiros físicos estão presentes, enquanto à noite, a portaria remota assume a responsabilidade. Tudo de acordo com a necessidade do condomínio. 

Outra opção comum é a presença da portaria remota nas escalas dos porteiros. Assim, ela entra em funcionamento nos horários de almoço, jantar, ronda ou troca de turnos. No caso de imprevistos como faltas ou licenças médicas dos funcionários, a portaria remota também assume o controle. 

Benefícios da Portaria Híbrida 

Muitos condomínios discutem a implantação da Portaria Remota, mas encontram resistência por parte de alguns condôminos. Com a Portaria Híbrida, eles têm a chance conhecer as funcionalidades da Portaria Remota e se familiarizar com o sistema. Assim, podem tirar dúvidas sobre: 

 Como funcionam as entregas com Portaria Remota; 

 Retorno financeiro da Portaria Remota; 

 Procedimentos de emergência em condomínios com Portaria Remota; 

 Nível de segurança que a portaria remota oferece; 

 e muito mais. 

Uma vez que a Portaria Híbrida utiliza os recursos tecnológicos e processos da portaria remota, ela ajuda a adequar a cultura dos utilizadores. Dessa forma, caso o condomínio passe para o sistema de Portaria Remota em tempo integral, os condôminos já estarão adaptados. Assim, é possível gerar caixa ao longo dos meses enquanto o condomínio se ajusta à nova cultura. E ainda, se os utilizadores não se adaptarem ao sistema, o condomínio não terá investido toda sua reserva. 

Outro fator positivo é a melhoria da eficiência no atendimento do condomínio e da segurança. Para isso, basta estruturar um plano de ação que melhor atenda às necessidades dos condôminos. Em condomínios em que o movimento de carros é maior logo pela manhã, os condôminos podem se sentir mais protegidos com a presença de um funcionário. Nesses casos, deve-se adequar a atuação do porteiro para atuar no horário de maior movimento. Em contrapartida, durante a noite, tanto condomínios comerciais quanto residenciais têm menor volume de acesso. Isso significa que a presença de um funcionário talvez não seja tão necessária. Assim, a função pode ser atribuída a uma central de monitoramento. Esse tipo de escala pode fazer com que o condomínio tenha um profissional disponível para atendimento presencial em todo o horário comercial, sem a necessidade de troca de turnos. 

Além disso, a Portaria Híbrida é uma ótima solução para prédios comerciais, já que ela permite que o acesso de visitantes aconteça mesmo no período noturno, em feriados ou datas comemorativas e, até mesmo, nos finais de semana, sem a presença do porteiro. 

Isso traz uma considerável redução de custos, uma vez que não é necessário pagar pelo serviço do profissional nesses momentos e ainda garante a segurança do empreendimento. 

Em resumo, podemos dizer que os maiores benefícios da Portaria Híbrida são, portanto: 

 Atendimento 24h para receber visitas, prestadores de serviços e realizar a comunicação com os condôminos; 

 Funcionamento ininterrupto em períodos noturnos, feriados e finais de semana; 

 Redução de custos operacionais; 

 Menor custo inicial de implementação; 

 Flexibilidade do atendimento presencial para apoiar os condôminos nos momentos de maior fluxo (saída e chegada do trabalho); 

 Cobrir todo o horário comercial para recebimento de correspondência e encomendas; 

 Monitoramento remoto com câmeras, sensores e alarmes 24h; 

 Apoio 24h da equipe técnica da empresa prestadora de serviços. 

Um dos principais motivos de condomínios não adotarem a Portaria Remota é a perda da sensação de segurança que um porteiro presencial traz. No entanto, essa sensação nem sempre se traduz em segurança, efetivamente. Para garantir a proteção de um condomínio, é fundamental integrar sistemas e profissionais capacitados para execução de protocolos. Isso sem contar com a necessidade de treinamentos constantes, manutenção de equipamentos e investimento em soluções. 

Com a Portaria Remota, o condomínio ganha tudo isso e ainda pode reduzir custos com mão de obra. Mas, se os condôminos ainda não estão preparados para essa evolução, a Portaria Híbrida pode ajudar no processo A ABNC Tecnologia (integradora) em parceria com a Porter (sistema) e Kiper (equipamentos), disponibiliza uma Central de Portaria Remota 24 horas, com mais de 200.000 utilizadores, está totalmente preparada para oferecer o melhor da Portaria Híbrida. 

Entre em contato e conheça nossas soluções para o seu condomínio!  

cartilha da portaria inteligente

Nestas perguntas e respostas estão as principais dúvidas dos usuários.

Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies